Reflexão

Reflexão

Oração do Cristão

Oração do Cristão
A resposta no tempo de Deus...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Relacionamentos Saudáveis

Amem-se uns aos outros [Romanos 12.12]
Não falem mal uns dos outros [Tiago 4.11]


Para o eficiente funcionamento do Corpo de Cristo é preciso a prática da convivência saudável. A koinonia faz parte do ministério interpessoal da igreja. Essa palavra grega dos originais do Novo Testamento significa comunhão, uma expressão muito usada entre os cristãos, que quer dizer: participação, companheirismo, comunicação, ter em comum, compartilhar. Trata-se de um termo tipicamente "paulino" e aparece 13 vezes em seus escritos.


O crescimento qualitativo e qualitativo de um ministério depende dos padrões de relacionamento que tem adotado em seu meio. A comunhão saudável é resultado da ação divina que harmoniza as diferenças para um propósito comum. O amor fraterno é o sinal visível da regeneração e seus efeitos.

O Senhor, para nossa edificação, também permite o encontro com pessoas que serão fundamentais para a nossa formatação. Os "choques" que sofremos no impacto vão realizando o polimento na medida em que se aprofunda a nossa intimidade com o Pai e com o outro.
Para termos relacionamentos saudáveis em nosso meio precisamos:

Vencer a resistência natural às diferenças - quando nos relacionamos com alguém que a princípio não tem nada a ver conosco, só ganhamos, pois essa pessoas vem com muitas novidades na maneira de agir, penses e ver o mundo;

Reconciliação - um mal-estar que tenha se tansformado em mágoa, indiferença e exclusão deve dar lugar à liberação do perdão, "zerar contas";

Acolhimento - Estar disposto a receber as pessoas, ensinar, ouvir suas ideias;

Cortesia - Ferramenta que o crente deve usar para demonstrar que reconhece a importância do outro;

Estímulos de reconhecimentos - Uma pessoa torna-se automaticamente cooperadora se percebe que alguém acredita nela e revela apreciação pelas tarefas que realiza.

Estudos comportamentais demonstram que, se cuidarmos das nossas relações interpessoais, teremos percorrido cerca de 85% do caminho rumo ao sucesso em qualquer profissão e perto de 99% do caminho que conduz à felicidade no âmbito pessoal. Eu acrescento: 100% de vida abundante diante do Senhor!
Ósia Matos
psicopedagoga, SAF Bahia
Adaptação do texto original publicado Saf em Revista 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário